DICAS

Tipos de motores elétricos

Tipos de motores elétricos: de corrente alternada (CA)

Monofásico
Motor alimentado por apenas um condutor de fase (sistema de transmissão de energia elétrica). É utilizado em aplicações que exigem potências menores que 3KW (3000W).

Possui uma construção simples e é de fácil manutenção, porém não consegue dar partida por conta própria. Por isso, ao escolhê-lo, você vai precisar de um componente auxiliar (capacitor) para iniciar a operação.

Trifásico
Os motores elétricos trifásicos são encontrados nas indústrias, devido às suas vantagens e maior eficiência em relação a outros tipos de motores.

É utilizado em aparelhos que exigem maior potência e que precisam ser alimentados com Sistemas Trifásicos (sistema de transmissão de energia elétrica feita por 4 fios: um neutro e 3 fases).

Síncronos
São máquinas que giram em uma velocidade constante (síncrona), independente da variação de cargas. Por isso, é um motor que possui uma única velocidade.

Isso ocorre porque a velocidade do campo magnético girante depende da frequência da corrente alternada (CA) que, neste caso, é frequente.

Assíncronos
Os motores assíncronos, ao contrário dos síncronos, giram em uma velocidade ligeiramente menor que a velocidade de rotação do campo girante do estator.

...
Como aumentar a vida útil dos motores elétricos
LEIA MAIS
...
Tipos de motores elétricos
LEIA MAIS
...
Tipos de bomba d’água: como escolher?
LEIA MAIS

© Copyright IMPÉRIO BOMBAS